• O plantio foi em uma área verde próximo a lagoa de tratamento.jpg

• A prefeita de Jaci durante a plantação da muda em homenagem ao vice-prefeito.jpg

• A prefeita após o plantio da muda Café de Bugre.jpg

• A prefeita junto ao consultor de negócios da CPFL durante o plantio de uma das muda.jpg

• O Engenheiro Agrônomo Municipal também participou no plantio das 50 mudas.jpg

Prefeitura de Jaci inicia plantio de 50 mudas do Programa Arborização + Segura da CPFL

A muda Café de Bugre foi plantada em homenagem ao vice-prefeito, Wilson Berto, vítima da Covid-19

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Jaci e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) assinou convênio para a realização do Programa Arborização + Segura. Com a implantação do projeto, o município irá substituir gradativamente 100 árvores e plantar 1.000 mudas de portes e espécies mais adequadas para o contexto urbano.

Na manhã desta quarta-feira, 2, a prefeita de Jaci, Valéria Guimarães, junto ao Engenheiro Agrônomo Municipal, Nelson Bressan Júnior, e o Consultor de Negócios da CPFL, Luís Antônio Gomes, iniciou o plantio de 50 mudas, sendo 10 de cada espécie (Copiaba, Cereja do Rio Grande, Carona Branca, Café de Bugre e Angico Vermelho), em uma área verde próxima à lagoa de tratamento da cidade.

A gestora, Valéria Guimarães, aproveitou o momento e plantou a muda Café de Bugre em homenagem ao vice-prefeito, Wilson Berto, vítima da Covid-19. “Essa é uma forma singela de prestar homenagem ao Rolinha. Agora ele vai renascer na natureza, através de uma árvore”, disse.

Ainda de acordo com ela, todas as vítimas que perderam suas vidas em decorrência dessa triste doença serão homenageadas com o plantio de árvores. Em breve, após autorização dos familiares, será colocado uma placa de identificação com o nome do cidadão e a espécie plantada.

A cobertura vegetal é revitalizada de forma organizada minimizando os riscos envolvendo a rede elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos, iluminação pública, entre outros. Por meio do acordo, as mudas doadas já possuem porte mínimo que garantam maior possibilidade de estabelecimento e menor risco de vandalismo.

Com a inserção do convênio de arborização, Jaci sobe no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que tem como intuito estimular a elaboração e execução de ações que promovam a melhoria continua da qualidade ambiental do município.