Lâmpadas tradicionais da Avenida principal são substituídas por LED

A meta é terminar o mandato com aproximadamente 100% dos postes com a nova iluminação

A Prefeitura Municipal de Jaci tem investido maciçamente na troca das lâmpadas tradicionais, aqueles amarelas, por lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz), mais modernas e econômicas. Na semana passada foi a vez das luminárias da Avenida Mário Covas (Avenida principal) serem substituídas por LED.

De acordo com levantamento realizado neste ano pelo Eletricista do Município, Antônio Marcos Guimarães, atualmente a cidade conta com 1.431 postes entre ruas e avenidas, e dentre estes 117 já são de LED.

A prefeita de Jaci, Valéria Guimarães, conta que a meta é terminar o seu mandato com aproximadamente 100% dos postes com a nova iluminação. “Essa é uma das minhas metas de governo, trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED. Meu objetivo é oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno”.

Até o momento, os trabalhos de substituição de lâmpadas já foram realizados nas ruas em volta da Igreja Matriz, além do campo de areia do Ginásio de Esportes Luiz Berti e Parque das Crianças. O próximo passo é fazer a substituição nas luminárias da Rua São Paulo e Cassiano Maciel Pontes.

O projeto de instalação das novas lâmpadas de LED é realizado com recursos próprios da Prefeitura. Modernas, as luminárias são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas, o que resulta em menos despesas ao setor público.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Jaci

Foto: Drone Luiz Maria