• Saúde realiza semana de mobilização para prevenção das Arboviroses.jpg

• O agente Guilherme durante a dedetização dos terrenos baldios.jpg

• A agente Débora efetuando a limpeza de um cocho de água.jpg

• Um das ações foi realizar a limpeza em terrenos no distrito da Peroba.jpg

Saúde realiza semana de mobilização para prevenção das Arboviroses

Foram executadas no município foram: vistorias nos bairros e orientação à população, para anular possíveis focos e panfletagem nos comércios e nas unidades de saúde

A Prefeitura Municipal de Jaci, através do Controle de Vetores, realizou nesta semana uma mobilização para prevenção das arboviroses. As ações tiveram como objetivo promover esforços para prevenção e conscientização da população com relação ao mosquito Aedes Aegypti e escorpiões, inseridos pela primeira vez na estratégia de eliminação de criadouros e prevenção à arboviroses e acidentes.

Dentre as intervenções executadas no município foram: vistorias nos bairros e orientação à população, para anular possíveis focos e panfletagem nos comércios e nas unidades de saúde.

Segundo a Coordenadora da Equipe de Controle de Endemias, Rosangela Gaio, é um fundamental essa mobilização social, junto com o poder público, no combate ao mosquito Aedes Aegypti e aos escorpiões. “Vamos trabalhar para reduzir o risco de adoecimento por doenças e agravos que podem ser evitáveis. Sendo assim, precisamos da colaboração de todos para que as atividades que foram realizadas se tornem parte da rotina da população. Combater o Aedes e também os escorpiões é uma tarefa coletiva”, afirmou.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água e os vasos sanitários que não estiverem sendo usados devem permanecer fechados.

Já para evitar o aparecimento de escorpiões, a população deve colaborar mantendo o quintal sempre limpo, evitando o acúmulo de madeiras, entulhos, restos de materiais de construção e folhas secas. Deve-se manter tampados os ralos, tanques e pias que tenham acesso direto as redes de água e esgoto; manter fechadas as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer, além de vedar as frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes.

A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito e aparecimento de artrópodes. Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. Denúncias de focos, criadouros e escorpiões podem ser feitas pelos telefones: (17) 3283-9570 ou (17) 99171-9906.

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Jaci