• Crianças começam a ser vacinadas em Jaci.jpg

Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente começam a ser vacinadas

A Prefeitura Municipal de Jaci, através da Coordenação Municipal de Saúde, iniciou ontem, 19, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente (física, visual, auditiva ou intelectual/autismo). Nesta quinta-feira, 20, a vacinação continua e é a vez também das crianças de 11 anos sem comorbidades se imunizarem.

A primeira criança jaciense a ser vacinada foi o Tiago Fonseca Torres, de 9 anos, portador de asma grave. Já a segunda foi a pequena Ivi Mariane Vasconcelos Camacho, de 8 anos, portadora de uma doença autoimune.

A vacinação está sendo realizada das 07h30 às 11h e das 12h30 às 15h no Posto de Saúde Central. As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses e implantes cardíacos; Talassemia; Síndrome de Down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e HIV.

Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, pais e/ou responsáveis precisam apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além da certidão de nascimento ou documento de identidade da criança, CPF ou Cartão Nacional de Saúde. Agora, as crianças sem comorbidades é necessário apenas a certidão de nascimento ou documento de identidade da criança, CPF ou Cartão Nacional de Saúde.

Aqueles que conseguirem fazer o pré-cadastro para agilizar o tempo de atendimento para imunização, basta acessar: www.vacinaja.sp.gov.br/.

Mais informações pelo telefone: (17) 3283-9570.