• Profissionais do IBGE iniciam fase de coleta de dados na próxima semana.jpg

Profissionais do IBGE iniciam fase de coleta de dados do Censo 2022

O processo de entrevista de casa em casa deve durar cerca de dois meses

A partir da próxima segunda-feira, 1 de agosto, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciam a fase de coleta de dados por meio de pesquisa domiciliar para o Censo Demográfico 2022. O processo de entrevista de casa em casa deve durar cerca de dois meses. A apuração era para acontecer em 2020, mas foi cancelada devido a pandemia da Covid-19.

Em Jaci, 6 recenseadores visitarão todos os bairros do município para colher dados sobre saúde, educação, mortalidade, fertilidade, cor ou raça, trabalho e renda. Os profissionais estarão uniformizados, de colete e boné, e vão carregar um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular), onde vão registrar todas as informações. No colete, haverá o telefone 0800 721 8181 e o QR Code (código de barra), disponibilizado para identificação dos recenseadores do IBGE.

O resultado do Censo 2022 será divulgado no próximo ano. Esta é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país, com o objetivo de oferecer um retrato da população brasileira, das condições domiciliares e características socioeconômicas. Desde de junho, o IBGE já havia iniciado a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, para obter informações da infraestrutura urbana e coletar dados, apenas por meio de observação.

Mais informações sobre a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) podem ser obtidas no posto de coleta do município. A área administrativa foi concedida pela Prefeitura Municipal de Jaci, que apoia o Censo 2022, e está localizada no Centro Cultural Maria de Lourdes C. Craveiro de Sá, que fica na Rua XV de Novembro, n° 695, Centro. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações ligue: (17) 3283-1545.