• Grupo de Gestantes (1).jpg

• Grupo de Gestantes (8).jpg

• Grupo de Gestantes (9).jpg

• Grupo de Gestantes (10).jpg

Saúde volta a realizar grupo de gestantes

Com o objetivo de ajudar a estabelecer o vínculo entre a mãe e o bebê no planejamento de vida do novo membro da família, a Coordenação Municipal de Saúde, através das Estratégias de Saúde da Família (ESF), voltou a oferecer o grupo de gestantes, após dois anos da pandemia da Covid-19. O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira, 27, na Câmara Municipal de Jaci, das 14h às 16h, e reuniu cerca de 9 gestantes e seus familiares.

Estavam presentes a prefeita de Jaci, Valéria Guimarães, a Coordenadora Municipal de Saúde, Cláudia Monteiro, a Articuladora da Atenção Básica do Estado, Maria José Manzano Garcia, que conduziu a reunião, a enfermeira responsável pelo ESF I, Bárbara Cavichio, a enfermeira responsável pelo ESF II, Nilceia Gaioto Pereira, a fisioterapeuta, Cintia Cardoso, além de outras enfermeiras e agente de saúde.

A reunião iniciou com a apresentação das gestantes, expondo sobre a gravidez, e também dos outros participantes. Em seguida, foi abordado a importância do pré-natal, acompanhamento médico da mulher durante o período da gestação, onde identifica-se qual a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez, etc. Depois, assistiram um vídeo sobre o tema e fizeram exercícios de alongamento.

Para finalizar, houve um sorteio de uma cesta maternidade, a distribuição do kit gestante para as mulheres que já estão no fim da gravidez e um café da tarde para encerrar. O kit entregue pela Coordenação Municipal de Saúde e Fundo Social de Solidariedade, é de acordo com o sexo do bebê, e composto por uma bolsa maternidade grande e pequena, uma toalha de banho com capuz, uma fralda de boca, um cueiro, um conjunto de meia e um body com pagão.

Para participar do grupo de gestantes, que será quinzenalmente, o ideal é que a mulher faça o acompanhamento nas unidades de saúde. No entanto, o mesmo também está aberto para grávidas que têm acompanhamento particular. O próximo encontro é no dia 9 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal. O prédio está localizada na Rua Cassiano Maciel Pontes, nº 123, Centro.

Mais informações ligue: (17) 3283-1188 ou (17) 3283-1122.