• 1ª Mostra Pedagógica “A família na festa das tradições folclóricas” (1).jpg

• 1ª Mostra Pedagógica “A família na festa das tradições folclóricas” (13).jpg

• 1ª Mostra Pedagógica “A família na festa das tradições folclóricas” (14).jpg

• 1ª Mostra Pedagógica “A família na festa das tradições folclóricas” (15).jpg

E.M. Dinina realiza 1ª Mostra Pedagógica “A família na festa das tradições folclóricas”

O evento, realizado no Ginásio de Esportes Luiz Berto, reuniu mais de 600 pessoas

A Escola Municipal Dinina Silveira Azevedo Milani realizou no dia 31 de agosto, a 1ª Mostra Pedagógica “A família na festa das tradições folclóricas”, a fim de resgatar a cultura do folclore brasileiro e incentivar a participação da família no âmbito escolar. O evento, realizado no Ginásio de Esportes Luiz Berto, contou com a presença da prefeita de Jaci, Valéria Guimarães, profissionais da educação, alunos e familiares.

No mostra, foram expostos os trabalhos realizados pelos estudantes no decorrer do mês agosto, envolvendo inúmeras atividades e desfile dos alunos vestidos dos personagens do folclore. Para finalizar a programação, os pais e responsáveis foram convidados para se divertir junto a seus filhos, com brincadeiras típicas feitas pelos professores, como: pular corda, amarelinha, corre-cutia, escravos de jó, peteca, etc. Ainda, teve distribuição gratuita de pipoca para todos que estiveram no local.

A vice-diretora da unidade escolar, Gisele Cristina Barbosa, disse que o tema folclore foi trabalhado em sala de aula durante todo o mês. “As crianças puderam conhecer as brincadeiras, músicas, parlendas e brinquedos que fazem parte desta cultura popular. A mostra pedagógica veio para concluir as atividades executadas e fortalecer a parceria entre a escola e a família para o melhor desenvolvimento da criança, promovendo educação de qualidade”, salientou.

O folclore brasileiro, comemorado no dia 22 de agosto, é formado pela mistura de tradições das culturas que construíram a identidade na nação, principalmente a portuguesa, indígena e africana. Além das principais lendas existentes, como a do Saci Pererê, Boto Cor-de-Rosa, Curupira e Mula Sem Cabeça, também é composto por festas, crenças, comidas típicas e outros costumes transmitidos oralmente entre as gerações. O dia alusivo foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747 de 1965, após ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Foto: Ana Maria Gomes

Texto: Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaci