• Campanha Outubro Rosa (1).JPG

• Campanha Outubro Rosa (9).JPG

• Campanha Outubro Rosa (10).JPG

Saúde realiza vários ações em prol a Campanha Outubro Rosa

O cronograma contou com mutirões, palestras, distribuição de material informativo, etc

Quando antes for diagnosticado, maiores as chances de o câncer ser curado. Essa frase, bastante conhecida, foi mencionada diversas vezes nas ações da Campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura Municipal de Jaci, através da Coordenação Municipal de Saúde. Além de mutirões para exames de Papanicolau, fornecimento de guias para mamografia e distribuição de material informativo, o cronograma contou com palestra e roda de conversa nas empresas do município, propagando a importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

Nos dias 4 e 25 de outubro, as unidades de saúde fizeram o mutirão para a coleta de Papanicolau, exame que detecta precocemente alterações nas células do colo do útero. Durante todo o mês, foram realizados cerca de 92 preventivos, e até o momento, de janeiro a outubro, 514 coletas. Para motivar as mulheres a realizarem o exame, a Lojas RPM fez uma parceria com a Prefeitura Municipal de Jaci, e sorteou uma linda penteadeira para quem participasse. A sortuda foi a Carmita Lucas Silva.

Já em 24 de outubro, aconteceu a palestra alusiva no Clube Municipal, reunindo mais de 80 mulheres, entre profissionais de saúde e população. O evento foi ministrado pela Profa. Dra. Cinthia Ferrari Dojas, Médica Ginecologista e Obstetra, com apoio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Faceres, de São José do Rio Preto. Além de debater sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, houve depoimentos de mulheres que estão passando pela situação.

Na mesma semana, as ações também aconteceram nas empresas Mega EPS e Patrimar Móveis, com a presença da ginecologista do município e equipe de saúde, conta a Coordenadora Municipal de Saúde, Cláudia Monteira. “Tratamos sobre a prevenção dos cânceres, sinais e sintomas, importância dos exames preventivos e qualidade de vida. Após a roda de conversa, abrimos para as mulheres tirar dúvidas. A ação foi muito positiva, espero que o pessoal tenha gostado”, informou.

A Coordenação Municipal de Saúde vai desenvolver neste mês a Campanha Novembro Azul, com o objetivo de prevenir, orientar e conscientizar a população, em especial aos homens, sobre o câncer de próstata e demais doenças. Além de distribuição de material informativo, as atividades consistem em atendimento com médico urologista nos dias 8 e 22 de novembro, no posto central, além de fornecimento de guias em todas as unidades de saúde para exame laboratorial PSA.

Texto: Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaci

Foto: Ana Maria Gomes