• Controle de Endemias (1).jpg

• Controle de Endemias (5).jpg

• Controle de Endemias (6).jpg

• Controle de Endemias (7).jpg

Agente de endemias realizam várias ações na Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes Aegypti

A equipe intensificou os trabalhos para manter o município protegido das arboviroses

A Prefeitura Municipal de Jaci, através da Coordenação Municipal de Saúde, promoveu várias ações por conta da Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Desde o início do mês, até nesta sexta-feira, 25, os agentes de combate às endemias intensificaram os trabalhos para manter o município protegido das arboviroses.

Nas primeiras semanas de novembro, as atribuições começaram no cemitério municipal, dia de finados, onde aconteceu a remoção das embalagens plásticas dos vasos de flores, orientações, além de exposição de banners informativos. Ainda houve apresentação de vídeo educativo e um pequeno teatro no Projeto Semeando Futuro. Para finalizar as atividades, nas últimas semanas, os agentes fortaleceram as visitas em áreas de riscos, como indústrias, pontos de reciclagens, borracharias, etc.

Somente neste ano, até o momento já foram notificados por dengue cerca de 544 pessoas, sendo 259 positivos, 280 negativos e 5 em investigação. Com relação aos acidentes com aninhas peçonhentos, já somam 74, entre escorpião, cobra e até mesmo aranha. Diariamente, as equipes de combate à dengue realizam atividades de combate, mas de 29.084 imóveis visitados até agora, apenas 15.226 receberam a equipe e mais de 13 mil residências estavam fechadas ou os munícipes não quiseram atender, o que dificulta a realização dos trabalhos das endemias.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água e os vasos sanitários que não estiverem sendo usados devem permanecer fechados. Já para evitar o aparecimento de escorpiões, a população deve colaborar mantendo o quintal sempre limpo, evitando o acúmulo de madeiras, entulhos e restos de materiais de construção.

Munícipes devem ficar atentos e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito e aparecimento de animais peçonhentos. Em casos de sintomas ou picada de escorpião, o ideal é procurar uma unidade de saúde ou hospital mais próximo. Denúncias de focos, criadouros e escorpiões podem ser feitas através dos telefones: (17) 3283-9570 ou (17) 99171-9906. Previna-se!