Assistência social encerra capacitação aos profissionais envolvidos no atendimento às mulheres
A capacitação foi ministrada pela assistente social, Regina Gomes Coelho.
O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, por meio da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção sobre o tema. Para intensificar, a Prefeitura Municipal de Jaci, através da Assistência Social, realizou várias ações no município, como panfletagem, inserção de faixas informativas em pontos estratégicos, palestras e também capacitações. Na última quarta-feira, 23, na Câmara Municipal de Vereadores, a assistência encerrou a formação aos profissionais envolvidos no atendimento as mulheres jacienses.
A capacitação foi ministrada pela assistente social e especialista em política pública, Regina Gomes Coelho, que também participou no primeiro encontro junto com o advogado Severino da Silva Neto. Estavam presentes a prefeita, Valéria Guimarães, a Gestora Municipal da Assistência Social, Fábia Bordignon Luzin, a equipe completa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), enfermeiras, técnicas, agentes de saúde e psicólogas, representantes da educação e também do conselho tutelar.
A qualificação abordou assuntos sobre como trabalhar a vítima e o agressor, já que são duas vertentes, com trabalhos diferentes; dar proteção; como socorrer; encaminhar para o hospital; quais os procedimentos; colocar em prática o fluxo; a importância do trabalho social; encaminhamento da vítima ao CRAS; inserção com psicólogos; fazer a mulher criar autonomia (ser independente), além de dar total assistência a ela através do Plano de Acompanhamento Familiar, etc.
Vale salientar, que a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O CRAS também está disponível, assim como as unidades de saúde, e a polícia militar no 190.
Texto e Imagem: Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaci
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários