Saúde vai realizar testes de HIV e Sífilis neste sábado

A ação será realizada das 8h às 14h na unidade de saúde central.

A Prefeitura Municipal de Jaci, através da Coordenação Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado, 2, teste rápido de HIV e Sífilis, em prol a Campanha “Fique Sabendo”, cujo objetivo é incentivar a população a se cuidar das doenças sexualmente transmissíveis. A ação que dá início ao “Dezembro Vermelho”, mês de conscientização e combate à AIDS. será na unidade de saúde central das 8h às 14h. Lembrando, que devido a reforma na entrada principal, o acesso está sendo ao lado.

O teste é indicado para pessoas que nunca fizeram o exame, principalmente as mais vulneráveis, e que possuem a vida sexual ativa, em situações como: fez sexo (oral, vaginal, anal) e não usou camisinha ou a camisinha rompeu; tem ou teve tuberculose ou hepatites; tem, teve, ou acha que teve, infecção sexualmente transmissível (IST); compartilhou seringas/agulhas; está grávida ou quer engravidar.

Vale ressaltar, que as unidades de saúde do município realizam durante todo o ano o teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, sem a necessidade de agendamento ou apresentação do pedido médico. Para realizar, o aconselhável é que a pessoa tenha passado por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção, pois após a infecção pelo HIV, por exemplo, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos. Deste modo, é melhor fazer o exame após esse período.

Interessados em realizar os testes de HIV e Sífilis podem comparecer neste sábado, 2, das 8h às 14h, no Posto de Saúde Central, e apresentar apenas um documento pessoal com foto. A testagem é gratuita, rápida, segura e feita com toda a privacidade possível. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, será encaminhado para iniciar o tratamento o mais rápido possível. A unidade está localizada na Rua XV de Novembro, nº 614, Centro. Faça o teste, proteja-se!

Mais informações através do telefone (17) 3283-9570.

Texto e Imagem: Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaci